História
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(Lisboa, 1962)
Em 1985 forma-se em Montagem na Escola de Cinema do Conservatório Nacional, frequentando seminários de António Reis, Alberto Seixas Santos, Jacques Aumont, Jorge Silva Melo, Luís Miguel Cintra, e Paulo Rocha.
Entre 1981 e 1995 trabalhou como freelancer em inúmeros filmes nacionais e estrangeiros como Fotógrafo de Cena, Anotador, Assistente de Montagem, Assistente de Realização, Diretor de Produção, Produtor Executivo e Delegado. Colaborou diretamente com personalidades como: Manoel de Oliveira, José Nascimento, João César Monteiro, Margarida Gil, Raoul Ruiz, João Canijo, Manuel Mozos, José Fonseca e Costa, Carmo Moser, Henrique Espírito Santo, Paolo Branco e António da Cunha Telles entre muitos outros. Em 1992 foi o responsável pela rodagem integral do filme Belle Epoque de Fernando Trueba – Óscar para melhor filme Estrangeiro 1994.
Fundou, com Luís Alvarães, a produtora David & Golias em 1992.
A partir de 1992, escreve em colaboração com Carla Baptista, desenvolve e produz com Luís Alvarães, o seu primeiro filme de longa metragem Fintar o Destino (1998) filmado em Cabo Verde e Portugal. Em 2000 realiza em Moçambique O Gotejar da Luz (2002), segue-se Pele (2006) e mais recentemente Aparição (2018). Em 2002 produziu em Angola o filme O Herói (2004) de Zézé Gamboa que foi distinguido com mais de 20 prémios internacionais, vencedor da World Dramatic Competition em Sundance 2005.
Em 2004 licencia-se em Produção no Curso de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema – IPL. No seu percurso profissional produziu de forma consistente mais 90 projetos: obras audiovisuais e cinematográficos de ficção e de documentário, em formato de longa ou curta-metragem. Em 2015 foi distinguido com o Prémio Carreira no Fantasporto pelo conjunto do seu percurso cinematográfico como realizador e produtor.
Argumentista, realizador e produtor
(Castelo Branco, 1961)
Formação académica na área da montagem e do argumento, na Escola Cinema do Conservatório Nacional.
Foi assistente de realização de, entre outros, Paulo Rocha, Margarida Cordeiro e António Reis, Pilar Miró.
Fundou, em 1992, com Fernando Vendrell, a produtora David & Golias.
É realizador da longa-metragem ‘O oiro do bandido’, e dos telefilmes ‘Malvadez’, 1989, ‘Não Há-de Ser Nada’ e ’Não se pode pensar em tudo’, ambos de 1999. Das curtas-metragens ‘Directo’, 2009, em co-autoria com Luís Lopes, o ‘O Meu País não Existe’, em parceria com Pedro Murteira. E do documentário televisivo ‘Editor contra’, 2022.
Foi argumentista na série televisiva ‘3 Mulheres’, 1ª e 2ª temporada, 2018 e 2022, e nas longas-metragens ‘A Força do Atrito’, 1989 de Pedro M. Ruivo, e ‘O Grande Kilapy’, 2011, de Zézé Gamboa.
Produziu, no âmbito da David & Golias, diversos filmes de longa-metragem entre os quais ‘O Grande Kilapy’, 2012, ‘Noite Sangrenta’, 2010, de Tiago Guedes e Frederico Serra, ‘Fintar o Destino’, 1998, de Fernando Vendrell.
Encenou, no Teatro da Comuna e no Teatro da Trindade, as peças de teatro ‘O poço e o pêndulo’, 1994, a partir de Edgar Allan Poe, e ‘Não há-de ser nada’, a partir de um original de Brandon Cole.
Atualmente colabora no desenvolvimento e na produção e de novos projetos da produtora e está a escrever o argumento de longa-metragem ‘Limite de idade’, um filme biográfico sobre Vitorino Nemésio.
Produção Executiva, Gestão Financeira, Coordenação geral
(Lisboa, 1968)
Formada na área de Economia e Administração no secundário, passa da área das matemáticas para o audiovisual com a série da RTP Alves dos Reis (2000) onde assegurou o Secretariado de Produção. Continuou o seu percurso profissional na Antinomia de Francisco Moita Flores como Coordenadora de Produção da série O Processo dos Távoras (2001).
Entre 2001 e 2005 foi Coordenadora de Produção em mais de uma dezena de produções internacionais, colaborando com os Diretores de Produção Gerardo Fernandes e Luís Silva na empresa Animatógrafo II de António da Cunha Telles. Nos intervalos das produções assegurou a produção de inúmeros Spots Publicitários para diversas produtoras.
Entre 2005 e 2009 colaborou na produtora publicitária Montaini Films, onde desempenhou cargos de Contabilidade e de Administração. Em agosto de 2009 foi contratada para a David & Golias para assegurar o secretariado de produção do filme O Grande Kilapy de Zézé Gamboa.
Desde essa data foi incorporada na empresa e tem colaborado em todas as produções como Coordenadora de Produção, Contabilista e Administrativa em diversos projetos cinematográficos como:O Grande Kilapy (2012) de Zézé Gamboa, Em Segunda Mão (2012) de Catarina Ruivo, Bobô (2013) de Inês Oliveira, Cigano (2013) de David Bonneville e Estive em Lisboa e Lembrei de Você (2015) de José Barahona;E nas séries audiovisuais: Noite Sangrenta (2010) de Tiago Guedes e Frederico Serra, 3 Mulheres (2018) de Fernando Vendrell.
Assegurou a Produção Executiva dos filmes Aparição (2018) e Sombras Brancas (2020) de Fernando Vendrell, Infância, Adolescência, Juventude (2018) de Rubén Gonçalves, Variações (2019) de João Maia, da série audiovisual 3 Mulheres Pós-Revolução (2021) de Fernando Vendrell e do documentário Editor Contra (2022) de Luís Alvarães.
Recentemente acumulou as funções de Produção Executiva e Direção de Produção no filme Sobreviventes (2022) de José Barahona.
Desempenha funções desde a coordenação geral à produção executiva e gestão financeira da empresa, sendo uma figura indispensável da produtora.
Assistente de Contabilidade
(Lisboa, 1978)
Ex-militar do Exército Português (NATO) com formação em Telecomunicações e Técnica Administrativa, apaixonada por animais e fotografia, Campeã Nacional e Europeia de Hóquei em Patins.
Chega com a pandemia e estreia-se na David & Golias, como Assistente de Contabilidade, em 2020 no filme “Sombras Brancas” de Fernando Vendrell.
Desde aí, foi incorporada na empresa e tem colaborado nas diversas produções, tais como, a série televisiva 3 Mulheres – Pós-Revolução (2021) de Fernando Vendrell, o filme Sobreviventes (2022) de José Barahona, o documentário Editor Contra (2022) de Luís Alvarães.
Responsável Técnica, Assistente de Produção
(Santarém, 1992)
É formada em Cinema na escola sucessora do Conservatório Nacional de Lisboa. Realiza como projeto final de licenciatura uma curta-metragem de cariz experimental orientada pelo professor João Milagre.
Em contexto académico apresenta fundamentalmente contributos nas áreas de som e produção, em trabalho de rodagem de filmes portugueses, com realizadores como Joana Carneiro Reis, Frederico Mesquita, Sara P. Mendes, Tomás Paula Marques, Bruno Leal, Diogo Vale e Ana Luís Quintão, e a nível profissional com Miguel Clara Vasconcelos, Albert Serra e Fernando Vendrell.
Dedica-se também a outras vertentes de índole artístico, especialmente relacionadas com Arte Sonora, tendo finalizado o curso pós-graduado na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Concluiu o grau de mestre em Estética e Estudos Artísticos, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, cujo trabalho-projeto assenta sobre a consubstancialização do conceito da melancolia na área da fenomenologia e da filosofia do cinema, na realização de uma curta-metragem intitulada “Neblina”, sob a orientação do Professor Luís Mendonça (À pala de Walsh/Dossier Arkadin).
Responsável Comunicação e Traduções
(Rio de Janeiro, 1970)
Licenciada em Comunicação Social (1993), Mestre em Edição de Texto (2004) e Pós-graduada em Artes da Escrita (2009), pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
Integrou oficialmente a David & Golias em 2020 mas já colaborava desde 2017. Anteriormente, trabalhou no Festival de Cinema PUFF – Portugal Underground Film Festival. Apesar de sempre ter gostado de cinema, esteve, antes disso, 15 anos no grupo André Jordan.
Iniciou a carreira como Assessora de Imprensa na Revolta das Ideias, tendo ainda trabalhado um ano no Rio de Janeiro, Brasil, na SIGN.
Formada em inglês há 27 anos, faz ainda diversas traduções e revisão de texto para a David & Golias.
Desenvolvimento de projectos
(Lisboa, 1962)
É licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa desde 2022.Frequentou vários grupos de teatro, aulas de pintura, Filosofia(cursocomplementar na Fundação Luís Krus) e Cinema (formação teórica-prática, “Cinema-Do Pensamento à Ação”, na Universidade Aberta).Foi dinamizadora ambiental e livreira, na livraria e biblioteca dasInsurgentes.No mundo do cinema passou por diversas posições, como driver,assistente de arte e foi secretária de produção.“A minha história é outra, e começa agora. Estou sempre a começar.”(Adília Lopes)